domingo, 18 de abril de 2010

O peso da tradição


Tapeçaria. Olaria. Pintura. Escultura. Desenho. Fotografia. Dança. Música. Teatro. Tourada?

Como podem ver acabo de referir algumas das formas de Arte existentes.

A tourada, tal como algumas dessas formas, faz parte da tradição secular de muitos paises, incluindo o nosso.

Mas deverá ser classificada como forma de Arte?

Não sou capaz de encontrar beleza ou divertimento algum no sofrimento de animais perpetuado por uma qualquer criatura vestida de collants e jaqueta brilhante a cavalo.

Celebração pela coragem do cavaleiro não pode ser. Afinal o sujeito anda munido de farpas e a cavalo o que dificilmente poderá ser considerado justo para com o animal toureado.

No meio de tamanha cobardia confunde se a besta com o animal, embora o animal coitado não tenha culpa de ter nascido já nessa condição enquanto que o Homem escolhe descer a tais patamares primitivos.

Adoro o facto de mesmo estando munidos de tantas vantagens sobre o animal, os toureiros lá vão arranjando maneiras de brindar o público com a sua própria morte ás mãos do touro.

1 comentário:

  1. Fantástico post, caralho. Esses toureiros e bandarilheiros deviam todos morrer em arena. Sabias que o Marquês de Pombal chegou a abolir as touradas? Claro que foi só porque um gajo influente morreu ao tourear, mas pronto. Isto tem de ser abolido. Tem mesmo. Não faz sentido. Se fôssemos manter todas as tradições que já existiram então ainda hoje se mandariam prisioneiros para o Coliseu de Roma para enfrentar as feras... E afins. Esta gentalha leva a tradição muito à letra.

    ResponderEliminar